quinta-feira, 28 de abril de 2016

O dinheiro, o dinheiro, o dinheiro

Sempre o dinheiro!
GRRR

Li algures, não me recordo bem onde, que nos matamos a trabalhar para, lá está, ter dinheiro, mas quando nos falta saúde, não temos dinheiro para nos tratarmos! E isto é tão, mas tão verdade... Infelizmente, basta olharmos à nossa volta para constatarmos tal realidade; Quantas pessoas se descuidam com os cuidados dentários, por exemplo? "Logo vou tirar o dente do siso", "Dói-me o dente, mas não deve ser nada; Isto logo passa", até que o dente se parte e é um trinta e um!... Quantas pessoas adiam as idas ao oftalmologista mesmo tendo plena consciência que não estão a ver em condições? Quantas pessoas se sentem perdidas, incapazes de lidar com o stress e não podem procurar ajuda nem psicólogo ou num terapeuta adequado devido ao elevado preço das consultas? E até, quantas pessoas evitam ir às urgências para não gastar mais dinheiro? Quantas pessoas não fazem exames com regularidade como é indicado por todos os especialistas? E quantas mulheres adiam as idas ao ginecologista? Quantos problemas de saúde poderíamos evitar caso houvesse dinheiro para fazer tudo certinho e direitinho? Quantas vidas podiam ser salvas? 

O acesso à saúde será sempre um assunto delicado e polémico. Mas, e se pensássemos no nosso dia-a-dia: Quantos de nós gostávamos de mudar de casa e não o fazemos porque não temos dinheiro para tal? Ou trocar de carro, por exemplo? Quantos de nós gostávamos de viajar e não o fazemos porque não temos dinheiro para tais aventuras? Ou simplesmente para ir jantar fora naquela data especial, comprar aquele presente de aniversário que o/a filho/a tanto pedem ou até têm os trocos tão contados que não podem sequer comprar aquele doce que a criança pede no supermercado? 

São situações destas que nos dão que pensar e repensar e dar voltas e voltas na cama antes do sono chegar. Oh, se dão!... Estaremos mesmo a dar importância ao que realmente importa? Mas afinal, o que é que tem mais importância? 

Imagem retirada do Facebook 'Sou Mochileiro'

Sem comentários:

Enviar um comentário