quarta-feira, 23 de julho de 2014

Os anjos não comem chocolate

Foi o livro que terminei de ler ontem. Escrito pela jornalista Andrea Sanches, este é um livro que se centra na história de Emília Agostinho e que contém relatos de pais em luto. Não é um livro fácil... Aliás, como a autora deixa bem claro logo nas primeiras páginas, este é um livro sobre morte. É um murro no estômago, mas ao mesmo tempo mostra-nos as mais variadas formas que estes pais arranjam para lidar com a maior  de todas as dores, a perda um filho. 

Ainda não fui mãe, mas infelizmente há 20 anos - completados, curiosamente, ontem... - os meus pais também se tornaram pais em luto. Não foi fácil vê-los sofrer, não é fácil lidar com a ausência física do meu irmão do meio, mas confortam-me as recordações que tenho dele [É impressionante como ainda me consigo rir ao lembrar-me de alguns momentos nossos, apesar de ter apenas cinco anos quando ele partiu inesperadamente] e sei que ele está sempre presente em todos os passos da nossa família. Claro que existem ocasiões em que me emociono ao falar do meu irmão e momentos em que a saudade é muita, mas eu gosto de falar dele e gosto que ele faça parte da minha vida. E, por isso, lidar com pessoas que me dão os seus sentimentos ou se sentem incomodadas por falar com naturalidade do meu irmão que partiu, deixa-me desconfortável. Até porque não costumo dizer que tenho um irmão; Eu tenho dois irmãos. E tenho! Ninguém pode dizer o contrário.

Para mim este livro foi bastante importante. Ajudou-me a compreender ainda melhor estes pais em luto e tudo o que lhes passa pela cabeça antes, durante e depois de tudo acontecer. Tudo o que os meus pais passaram. E ainda passam... E acredito que este é um livro que muito ajudará quem se interessar - e não só... - por esta temática. Que testemunhos tão bem escolhidos para nos ensinarem algo mais sobre uma realidade tão devastadora. Aconselho a todos os corajosos. E a todos os pais que, infelizmente, lidam diariamente com esta dor, não vos deixo palavras porque não existem palavras para vos dizer. Deixo-vos um forte abraço.


1 comentário:

  1. Fizeste-me chorar com as tuas palavras.
    As pessoas que fizeram parte da nossa vida, mas tiveram de partir antes do tempo, vivem para sempre no nosso coração. E acredito que olham por nós todos os dias. O teu irmão é uma parte de ti e continuará a ser enquanto pensares nele. Ele continua a viver através de ti.
    Beijo grande :)

    ResponderEliminar