quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ainda por compreender #11

Mas porque é que a seguir ao almoço nos dá sempre aquela sonolência toda, se não podemos dormir, e após o jantar fica aquela sensação de barriga cheia, tão grande, que nos impede de dormir um belo sono? 
Porquê????

2 comentários:

  1. Não é a digestão após o almoço que nos dá vontade de dormir, mas sim o ritmo biológico do nosso organismo. O nosso organismo está programado para ter uma espécie de baixa de energia a meio do dia, entre as 13h e as 16h, depende da pessoa. Já há empresas que começam a ter tipo dormitórios para os funcionários (lá fora, claro, cá em Portugal deve acontecer lá para…digamos, daqui a 2000 anos, ou nunca!) A duração ideal de uma sesta não deve ultrapassar os 20 minutos, mas uma simples pausa de descontração de 5 minutos num ambiente calmo pode ser o suficiente para recuperar a energia.
    Para reduzir essa vontade de dormir após o almoço, evita comer alimentos muito « gordurosos ». Privilegia os legumes verdes e alimentos com hidratos de carbono. Os primeiros proporcionam uma sensação de saciedade graças às fibras que contêm, os hidratos de carbono dão energia durante todo o dia, graças aos açúcares lentos que contêm. E por fim, privilegia as carnes brancas ou peixe em vez de carne vermelha e molhos.
    Quanto ao jantar, uma sopa e salada e está o caso arrumado ;)
    Já sabes que quanto mais pesado for o jantar, mais o teu organismo vai trabalhar para fazer a digestão, e isso impede-nos de dormir.
    Espero ter ajudado um pouco a desvendar este mistério :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta :) Vou seguir os conselhos e ficar a torcer para que os dormitórios cheguem um pouco mais cedo a Portugal... ;)

      Eliminar