quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Algarve

O Algarve é a região mais a sul de Portugal continental. Como todos sabem, é um dos locais turísticos mais atractivos e conhecidos do País e da Europa. Logo é frequente ouvirmos: "Vou passar férias ao Algarve". Ora bem, não está errado. Mas como algarvia e olhanense que sou, sinto-me na obrigação de elucidar todos os portugueses. O Algarve é uma REGIÃO e não uma cidade! Não costumamos ouvir as pessoas dizerem: "Vou passar férias ao Norte". Ouvimos sim: "Vou passar férias à Serra da Estrela", ou "Ao Porto", ou "A Valpaços", ou "A Braga"... E eu pergunto: "Se no Norte também existem regiões e as pessoas sabem especificar as cidades que vão visitar porque carga de água o Algarve tem de ser diferente?"

Quando é que vou deixar de deparar-me com diálogos deste género: 

Betty: "Onde vais passar férias este ano?"
Pessoa: "Vou para o Algarve."
Betty: "Sim mas para onde?"
Pessoa: "Para o Algarve."
Betty: "Sim  mas o Algarve tem cidades, certo?"
Pessoa: "Ah... Para Albufeira (por exemplo)."

Enfim... 

2 comentários:

  1. Muito bem visto! Também tenho o hábito de dizer algarve :$


    Giveaway - Pampa Mia

    ResponderEliminar
  2. Acho que é porque o turismo da região também fala muito em Algarve no geral e não faz a distinção ;) Gostei do teu blogue. Vou passando por aqui*

    ResponderEliminar