terça-feira, 16 de novembro de 2010

My friend, Harry Potter!

Confesso que em criança me ofereceram livros do Harry Potter e que, apesar de tudo e todos me dizerem que era um vício e que não ia conseguir parar de ler, não achei muita piada e arrumei-os na estante até aos dias de hoje.

Recentemente tive curiosidade em assistir a todos os filmes deste fenómeno mundial de seguida, tipo as maratonas que a RTP2 faz de vez em quando da série 24 e/ou a Fox Life faz da Grey's Anatomy (por exemplo, claro). Assim o fiz. Vi todos os filmes desta saga e fiquei com uma enorme curiosidade de saber mais. De saber o que ficou nos livros e não passou para quem conhece o Harry Potter apenas via TV. E o que é certo é que realmente fiquei viciadíssima nos livros e não consigo parar de os ler!

Mas que fenómeno é este do Harry Potter?

O fenómeno da autoria da britânica J.K.Rowling começou em 1997 após o lançamento do primeiro volume desta série de aventuras fantásticas. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi um êxito a nível mundial e a partir daí a história que se foca em Hogwarts-Escola de Magia e Feitiçaria e nos conflitos entre Harry Potter e o feiticeiro das trevas, Lord Voldemort, deram origem a filmes, jogos de computador, etc.



Os sete livros que compõem esta saga foram traduzidos em mais de 67 línguas e venderam mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo. Graças a este feito, J.K.Rowling tornou-se assim a mulher mais rica na história da literatura.

O último livro desta saga, "Harry Potter e os Talismãs da Morte" foi publicado no ano de 2007 e a sua adaptação cinematográfica foi lançada este ano. A estreia nas salas de cinema portuguesas tem a data marcada já para a próxima quinta-feira, dia 18 de Novembro.


Quero saber mais sobre o Harry Potter.

Nota: todos os sites referidos foram consultados no dia 16 de Novembro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário