terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Facebook.com

Com o avanço das novas tecnologias e o rápido crescimento da Internet o modelo tradicional de comunicação está a ser posto um pouco de lado e está a criar-se, pouco a pouco, uma nova forma de comunicação via online. De dia para dia nota-se um aumento nas páginas representativas dos meios de Comunicação Social na Internet. Este novo modelo reticular de comunicação permite uma maior interactividade entre o emissor e o receptor que podem, assim, assumir simultaneamente estas duas designações.

Na Internet também se foram desenvolvendo, e duma forma bastante acentuada, as redes sociais como o Hi5 e o Facebook. Será a este último, como não poderia deixar de ser, que irei dedicar este meu post.

Facebook.com

No dia quatro de Fevereiro de 2004, mal Mark Zuckerberg pensava que o website que acabava de criar se iria tornar na maior rede social do Mundo. A verdade é que, actualmente, o famoso site que permite o convívio entre as pessoas de todos os cantos da Terra, já conta com mais de 500 milhões de usuários.

No ano passado foi lançado um filme que retrata a polémica história da origem do Facebook até aos dias de hoje. Chama-se: A rede social (The Social Network).



Facebookólicos Anónimos!

Existem já pessoas que não passam sem visitar e/ou actualizar o seu perfil no Facebook. A verdade é que é cada vez mais habitual as pessoas terem a página desta rede social aberta nos computadores dos seus locais de trabalho e estarem em constante contacto com os seus amigos.

"Estou sempre de olho no Facebook", afirma Verónica Moleiro, estudante de Psicologia, que até já tem a possiblidade de consultar o famoso website através do seu telemóvel. Sara Antão, estudante de Arquitectura também confessa que consulta o seu perfil logo de manhã, várias vezes ao dia e antes de se deitar. Já Raquel Amado e Maria João Nunes, estudantes de Mestrado em Jornalismo, admitem que não passam um dia sem consultar o Facebook. A primeira admite que para ela o Facebook já é como uma companhia que tem todos os dias.

Apesar de todas as utilidades e vantagens que a rede social mais famosa do Mundo possa ter é necessário estar alerta para todas as pessoas que a utilizam apenas com más intenções. De modo a prevenir situações desagradáveis, Maria João Nunes adoptou a táctica de apenas ter como amigos no Facebook, pessoas, instituições e entidades a que está ligada, admitindo que "são pessoas que conheço ao vivo e a cores".

Também quero ter uma página no Facebook.

Nota: todos os sites referidos foram consultados no dia 11 de Janeiro de 2011.

1 comentário: